Dia dos Mortos: a festa mexicana para celebrar a vida!

      Que México é o País latino-americano que mais atrai turistas, todo mundo já sabe! Mas você conhece a tradicional Festa dos Mortos que é celebrada por lá?

       O Dia dos Mortos já foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Comemorado na mesma época em que se celebra o Dia dos Finados brasileiro, lá ao invés de lamentações e choros, os mortos são lembrados com muitos festejos, músicas e cores. 

      Vamos detalhar essa experiência?

méxico

1. A ORIGEM DO DIA DOS MORTOS

     A comemoração é de origem indígena que remete ao período anterior à invasão dos espanhóis nas américas, sob a influência dos povos astecas e maias. 

     Esses povos antigos acreditavam que as almas dos mortos retornavam à terra para visitar seus parentes e precisavam encontrar uma boa energia nesse reencontro. 

     Sendo assim, diferente do habitual e por aceitar a morte como algo natural (porque é!), o Dia dos Mortos é uma homenagem e uma celebração da vida daqueles que partiram, com muita reverência e muito alto astral. 

     A data é simbolizada pelo sincretismo da cultura indígena com as comemorações sagradas do catolicismo, representada pelo Dia de Todos os Santos e o Dia dos Finados.  

     Preparados para essa experiência?

méxico

2. A FESTA DOS MORTOS

      O Dia dos Mortos é festejado, oficialmente, no dia 02 de novembro. No entanto, por ser a festa mais popular do México, as cidades param, durante dias, para se prepararem para o reencontro com seus entes queridos que já partiram. 

      As casas e os cemitérios viram palcos de músicas, danças e cores. As pessoas andam pelas ruas enfeitadas e felizes. Uma verdadeira celebração à vida e uma energia inexplicável espalhada pelo ar. 

      Além disso, os mortos são recebidos com banquetes com tudo que costumavam gostar em vida. Isso proporciona aos turistas muitas experiências gastronômicas mexicanas. Não deixe de experimentar o famoso “pan de los muertos” feito de baunilha com laranja e coberto por açúcar, geralmente usados para enfeitar os altares. 

      Quer entender mais sobre os símbolos dessa festa tradicional mexicana? Fica comigo!

méxico

3. OS SÍMBOLOS DO DIA DOS MORTOS

      Tradicionalmente a festa é recheada de símbolos como esqueletos, caveiras, catrinas, flores e muito mais. 

      Mas o que tais símbolos querem dizer? Vamos lá! 

      Todos os símbolos fazem referência à espiritualidade e buscam homenagear os ancestrais. 

      Acredita-se que os mortos serão recepcionados pelos esqueletos que são devidamente enfeitados para isso. 

      As flores querem demonstrar a transição da vida e dizem que serve para perfumar o portal de entrada ao mundo dos vivos. 

      As caveiras são uma forma de demonstrar igualdade entre vivos e mortos e as cores visam alegrar e reverenciar os visitantes. 

      É uma festa de pura energia! Vale a pena vivenciar!

México

Preparados para mudar o ângulo de visão e passar a enxergar a morte com outro olhar?

Depois me conta como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *