Gastronomia de Gramado: confira dicas de pratos especiais e sobremesas da cidade

A gastronomia de Gramado é um verdadeiro paraíso para quem aprecia conhecer pratos de vários lugares do mundo sem sair do Brasil. Um dos principais motivos para vários turistas visitarem a cidade gaúcha é aproveitar todas as delícias que o local oferece. Além das comidas típicas de Gramado que são deliciosas, com muito chocolate, muito queijo e temperos regionais. Com certeza um lugar com excelentes opções!

gastronomia de gramado 1

Existem excelentes restaurantes em Gramado, assim como na sua vizinha Canela, e alguns bem divertidos como as pizzarias temáticas.

Além das comidas tradicionais gaúchas, as fortes heranças deixadas pelos imigrantes europeus, italianos e alemães sobretudo, estão bem presentes na gastronomia local.

Gramado e Canela possuem opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, desde as mais simples e ligeiras até as mais gourmet e sofisticadas.

Além dos pratos especiais que marcam a gastronomia de Gramado, podemos desfrutar de degustação de vinhos e sobremesas típicas da região!

gastronomia de gramado 2

1. Capuccino de cogumelos (entrada gourmet)

Veja que modo inusitado de iniciar uma refeição: Capuccino de Cogumelos – servido numa taça de Irish coffee – quentinho, pra já ir aquecendo o coração durante o delicioso frio de Gramado.

Uma incrível opção da gastronomia de Gramado e muito apreciada na região.

gastronomia de gramado 3

2. Medalhão com mil folhas de batata e fondue de queijo brie (gourmet)

E que tal um medalhão suculento e macio? Esse vem muito bem acompanhado por um delicioso mil folhas de batata, queijo Brie derretido e um toque crocante do crisp de alho poró. De babar! De quebra, a linda vista do lago Rita Bier. Perfeito e romântico!

Não importa se você gosta de uma culinária mais tradicional, se é fã da cozinha criativa e contemporânea ou curte comidas mais leves, a gastronomia de Gramado com certeza terá algo que vai agradar ao seu paladar.

Esse é uma das opções para você se apaixonar com cada detalhe.

Se estiver em Gramado, não deixe de experimentar!

3. Salmão e aspargos com purê de mandioquinha e crisps de alho poró

Uma opção mais sofisticada, de combinação imbatível é o peixe com mandioquinha ou batata baroa. Para deixar a receita ainda mais saborosa, os aspargos frescos completam o prato de um jeito único.

gastronomia de gramado 5

4. Sopa de capeletti

Aproveite um dos pratos mais tradicionais da gastronomia de Gramado, que, aliás, faz parte da tradição italiana, típica da região de Emilia-Romagna. É servida sempre como entrada em toda galeteria de gramado, seguida dentre outras coisas, do delicioso galeto al primo canto com polenta frita.

gastronomia de gramado 6

5. Fondues

Frio e fondue, uma combinação perfeita. Um prato para ser compartilhado a dois ou até pela família inteira e que vai além do paladar, pois a chama aquece também o corpo. 

É um momento de relax, ir colocando aos poucos, pedacinhos de carne no óleo quente, e depois mergulhá-los naqueles molhos deliciosos!  

E o fondue de queijo? 

Onde delicados pedaços de um maravilhoso pão italiano são aquecidos em queijo derretido.

Não dispensa uma sobremesa? A hora que todos esperam.

Então encerre a sequência com o fondue de chocolate, normalmente acompanhado de frutas frescas, biscoitos, suspiros e marshmallows.

Sem esquecer do momento do chocolate quente, que pode ser ao leite, amargo, belga ou até chocolate branco, dependendo do restaurante.

Gramado oferece uma infinidade de restaurantes especializados nesse prato típico dos Alpes suíços, tão bem adaptado ao frio da Serra Gaúcha. 

Portanto, não saia de Gramado sem ter saboreado um fondue!

gastronomia de gramado 7

6. Crème brûlée de pistache – deliciosa sobremesa francesa

O crème brûlée é uma das sobremesas mais famosas da França. Deliciosa, leve, tem um toque de baunilha e fica com uma tentadora casquinha crocante por cima. Mais uma delícia que você pode optar na hora de fechar com chave de ouro seu tour pela gastronomia de Gramado. Delícia, né?

gastronomia de gramado 8

7. Tiramisù – Versão sofisticada da tradicional sobremesa italiana da região do Vêneto

O Tiramisù é uma das sobremesas mais apreciadas em todo o mundo. É um a sobremesa tradicional italiana, feita com café, biscoito champanhe, gema de ovo, mascarpone e cacau. Uma deliciosa alternativa para você desfrutar em Gramado.

Essas foram algumas dicas especiais para você que quer conhecer a gastronomia de Gramado.

Gostou? Acesse o nosso blog e aproveite os nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *