Dicas de segurança em viagens

Descubra agora 15 valiosas dicas de segurança em viagens, para aproveitar sem medo os seus passeios

Que tal aproveitar a expectativa da volta às viagens para repassar algumas dicas de segurança em viagens para diminuir ou talvez evitar possíveis transtornos?

Veja abaixo algumas dicas de segurança em viagens:

1 – Uso de um porta-objetos (tipo doleira), por dentro da roupa, para cartões, dinheiro, documentos necessários e celular

Essa é uma forma de não dar a aparência externa de levar volumes nos bolsos da calça e camisa que chamem atenção.

Nesta dica, cabe uma complementação: quando citei acima, documentos necessários, me referia a levarmos apenas documentos relevantes.

Por exemplo: não tem sentido levar, a CNH para fora do país pois só tem validade no território nacional. Da mesma forma, cartão de plano de saúde, cartão de transporte coletivo e título de eleitor, dentre outros.

dicas de segurança em viagens 1

Dica extra: Se tiver a versão digital, prefira esta do que levar as originais impressas.

2 – Atualize seu celular

Atualize sistema operacional e apps, no wifi de casa, para não ter surpresas ao precisar usar o app do banco ou app de transporte e os mesmos estarem desatualizados e funcionarem com restrição.

Dicas de segurança em viagens 2

3 – Guarde no seu e-mail ou em algum local na nuvem (internet), nrs de série de celular, nr do IMEI (que permitem que a operadora bloqueie o celular em caso de perda/roubo)

No mesmo local, guarde também telefones úteis de atendimento de bancos, administradores de cartões e seguros de viagem, caso necessidade de cancelamento/bloqueio. Da mesma forma, lembretes de senhas de e-mail e das lojas de app do seu celular.

4 –  Mantenha a tela do celular protegida com senha e o WhatsApp também

5 – Proteja com senha o cartão SIM (CHIP) no celular

Em caso de roubo/furto/perda,  quem tiver acesso ao seu CHIP não poderá usá-lo em outro aparelho, se não souber a senha.

Considerando que, atualmente a maioria dos aplicativos enviam códigos de confirmação para o celular, qualquer um poderia se passar por você e ter acesso indevidamente. Considero muito útil esta providência.

6 – Tire foto dos seus documentos

Outra dica que sigo e já me ajudou a recuperar documentos é guardar fotos de ambos os lados dos cartões, RG e CPF, de preferência que tenham foto, pois no caso de perda, mostram que é realmente você.

7 – Se necessário providencie um BO o mais rápido possível

Lógico que, nos casos de roubo/furto/perda, o imediato registro do Boletim de Ocorrência (BO), ajuda em tudo que for necessário a apresentação do RG.

8 – Não compartilhe seu cartão de crédito em apps de transporte dos demais viajantes

No caso dos transportes por app, é muito comum compartilhar o mesmo cartão para pagamento de app de várias pessoas. Particularmente, considero uma prática que pode trazer surpresas desagradáveis. Pois, se o dono do cartão possuir limites baixos, as corridas não serão autorizadas.

Por experiência, uma boa dica é que cada um cadastre seu cartão no seu respectivo app. No caso de terem que se separar, essa autonomia vai ajudar muito.

9 – Memorize o número de algum contato importante

Há muito tempo, não digitamos os telefones das pessoas com quem precisamos falar e sim, escolhemos seus nomes na agenda. Uma recomendação que julgo importante é ter gravado de cabeça, pelo menos o nr de algum contato. Em casos de necessidade, rapidamente conseguiremos pedir socorro, a partir deste contato.

10 – Memorize como fazer uma ligação a cobrar

Caso precise ligar a cobrar, quem hoje em dia ainda lembra como se liga a cobrar?

Relembrando a regra: 9090 +número do telefone desejado, caso este seja do mesmo DDD do seu.

Caso não seja, inclui-se apenas a operadora do seu celular (com o zero na frente) e o DDD da pessoa desejada, assim:

9090 + 0xx DDD + número do telefone desejado.

Gostou dessas 10 dicas de segurança em viagens? Confira mais 5 abaixo:

11 –  Tire fotos da sua mala

Normalmente, tiro fotos do interior da mala depois de arrumada. Assim, posso confrontar, caso necessário, numa possível abertura por alguém no meio da viagem.

12 – Equipamentos eletrônicos x imigração

Procuro levar impresso e na nuvem, cópias das notas fiscais de bens de valor e equipamentos eletrônicos (celulares, Ipad, máquinas fotográficas), caso necessite explicação em alguma imigração.

13 – Leve seus certificados de vacinação

Alguns países solicitam certificados contra Febre Amarela (Yellow fever), por exemplo (e agora, contra a Covid-19 também). Além da versão digital, também imprimo e levo numa pasta pequena com demais comprovantes de reservas de hotel, passagens, entradas etc. Assim, facilito caso seja exigido na imigração ou em cada um desses locais.

14 –Em caso de perda/extravio/roubo/furto de cartão de banco, registre a hora aproximada da ocorrência

Das dicas de segurança em viagens, essa é uma dica que ajuda muito a minimizar possíveis prejuízos em viagens é procurar registrar a hora aproximada da perda/extravio/roubo/furto de cartão de banco. Pois essa hora é importante de constar no Boletim de Ocorrência (BO) emitido pela autoridade policial. A partir dessa hora, futuras compras no seu cartão poderão ser contestadas junto ao seu banco e obter sucesso em receber o estorno, pois no BO consta o momento que você informou que não estava mais com o cartão em seu poder.

15 – Saiba como escolher bem o hotel

Outra dica básica e prática que ajuda muito é no momento de escolha do seu hotel:

Procurar um que o seu entorno pareça seguro, com opções de interesse. Assim, você irá a evitar andar a pé longas distâncias, quando o hotel for em região duvidosa.

Como foi dito no início, são dicas básicas que me ajudam muito a minimizar perdas e a conseguir restaurar possíveis perdas durante viagens.

Existe muito mais, mas agora é sua vez de contribuir. Conhece outras dicas de segurança em viagens que não viu por aqui? Compartilha com a gente!

Ah, confira também mais dicas de viagens em geral clicando aqui.

Siga nosso Instagram: @viverviajaresonhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *